Luiz Carlos Corrêa Carvalho (Caio como é conhecido) é engenheiro agrônomo, formado pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiróz – ESALQ/USP, com pós-graduações em agronomia e em administração pela Faculdade de Economia e Administração da USP e Vanderbilt University (USA).
Com grande conhecimento no setor de açúcar e álcool, Caio atua desde 1983, como diretor da Canaplan, empresa de consultoria no setor sucroalcooleiro. É também diretor de Relações com o Mercado das Usinas do Grupo Alto Alegre S/A e sócio da Bioagencia, empresa comercializadora de etanol nos mercados interno e externo.
Foi Presidente da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Açúcar e do Álcool (Consagro/Mapa) e Conselheiro do CTC – Centro de Tecnologia Canavieira e da FEALQ – Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz, da Universidade de São Paulo.
Atualmente é conselheiro da UNICA – União da Indústria de Cana-de-Açúcar; do SIAESP – Sindicato da Indústria do Açúcar no Estado de São Paulo; da UDOP – União dos Produtores de Bioenergia e membro do Conselho Superior do Agronegócio, da FIESP – Federação das Indústrias do Estado de São Paulo.
Caio Carvalho assumiu a presidência da ABAG pela primeira vez em 2012 e cumpriu dois mandatos, até 2018. Foi, novamente, eleito em 25 de novembro de 2021 para o biênio de 2022/2023.
Engenheiro e economista, formado na Alemanha. Ingo Plöger concluiu o curso científico no Colégio Visconde de Porto Seguro. Engenheiro mecânico formado pela Universidade de Darmstadt, pós-graduado pela Universidade de Munique. Atuou no Instituto Battelle em Frankfurt na área de criatividade e Inovação, Cenários e Technology Assessment. Foi Partner da KIENBAUM Consultores de 1978 até 1993. Foi CEO da Cia Melhoramentos de São Paulo por 10 anos, da qual é acionista. Fez parte da equipe do Ministro Furlan de 2003 até 2005, responsável pela Promoção de Investimentos Estrangeiros pela APEX. Em 2003 fundou sua própria empresa, a IPDES, de aconselhamento a investidores e instituições.
É doutor e mestre em Direito Comercial pela PUC/SP. É professor da B3 Educação e coordenador do curso de Direito do Agronegócio do Insper. É membro da Câmara de Crédito, Comercialização e Seguros do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Arbitro da Câmara de Mediação e Arbitragem da Sociedade Rural Brasileira (CARB), membro do Conselho Superior do Agronegócio (COSAG) da Fiesp e Coordenador do Comitê de Assuntos Jurídicos da ABAG. Buranello é também autor de vários livros e artigos publicados em revistas especializadas.
Grazielle possui mais de 28 anos de experiência e alta representatividade na Indústria de Alimentos e do Agronegócio, com passagens pela BRF, Diageo e Mondelez. Formada em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (“FGV”), possui MBA com ênfase em Marketing na FIA/USP e pós-graduação em Políticas Públicas na FGV.
Até julho/22 era Vice-Presidente Global de Relações Institucionais e Sustentabilidade da BRF e ocupava, ainda, a posição de Presidente do Conselho da ABIA – Associação Brasileira da Indústria de Alimentos, presidente do Instituto BRF, Conselheira no Conselho Consultivo de Comércio Exterior do Ministério da Economia e atua também como membro do Conselho de Administração de diversas associações de classe.
Também muito comprometida com a agenda de Diversidade e Inclusão, ela é a presidente do Capítulo Brasileiro do BRICS Woman Business Alliance e conselheira fiscal do Grupo Mulheres do Brasil e conselheira do Fórum da Mulher Empreendedora da CNI.
Atualmente faz parte do Conselho Superior do Agronegócio da FIESP e é Diretora da ABAG (Associação Brasileira do Agronegócio). É professora de Governança Corporativa do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa – IBGC.
Figura na lista das 500 pessoas mais influentes da América Latina 2021, de acordo com a Bloomberg, e é umas das 100 mulheres mais poderosas do Agro 2021, segundo a Revista Forbes Brasil.
Economista, formado pela Universidade de São Paulo e tem MBA pela Kellogg School of Management. Trabalha na Agroceres desde 1991, ocupando os cargos de Controller, Diretor de Operações, Vice-Presidente Administrativo, Financeiro e Presidente Executivo.
Gislaine Balbinot assumiu em 1º de julho de 2022 a diretoria executiva da Associação Brasileira do Agronegócio – ABAG, após 11 anos de atuação como gerente de comunicação da entidade.
Jornalista de formação, conta com mais de 20 anos de experiência em comunicação no agronegócio. Foi gerente de contas na CL-A (SP), onde atendeu grandes empresas do agro, trabalhou na Famasul – Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul e na secretária de meio ambiente do Governo do Estado. Também atuou por vários anos como apresentadora e repórter de TV.
Gislaine é natural de Nonoai (RS), graduada em Comunicação Social, com pós-graduação em Gestão Ambiental pela Uniderp, de Campo Grande (MS).
Bacharel em Direito, trabalha há 20 anos no setor automotivo, com passagem por empresas produtoras de automóveis, comerciais leves, pesados, máquinas agrícolas e de construção. Sempre participando de entidades representativas do setor industrial brasileiro, conselhos de financiamento e de pesquisa. Atualmente é responsável pela área de Relações Institucionais da CNH Industrial Brasil Ltda.
Nasceu em Cabo Verde, sul de Minas Gerais, em 1952. Formou-se em Odontologia na Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG. Com um histórico familiar atuante na cafeicultura do Sul de Minas, Carlos Augusto se dedica ao sistema cooperativista desde 1.977. No ano de 1.983 passou a integrar o conselho fiscal da Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé – Cooxupé. Nos anos seguintes participou do conselho consultivo e em 2003, passou a integrar a diretoria executiva da Cooxupé, assumindo a vice-presidência da cooperativa. Em março de 2019 assumiu a tarefa de presidir a Cooxupé, levando melhorias contínuas aos mais de 15.000 cooperados, distribuídos nas regiões do Sul de Minas, Cerrado Mineiro e Vale do Rio Pardo.
Agroecóloga, também graduada em gestão de negócios, com especialização em liderança organizacional pela Universidade de Harvard, MBA pela Universidade de São Paulo e MMaster em Circular Bioeconomy – WUR (Wageningen University and Research).
É líder de Varda para o Brasil e América Latina. A startup de tecnologia agrícola foi fundada pela Yara International para mapear todo o território agrícola mundial e estabelecer uma identificação única para cada talhão, com objetivo de promover a interoperabilidade e consequentemente acelerar a transição para uma cadeia alimentar resiliente e positiva para o clima.
Engenheiro agrônomo, com mestrado em economia pela ESALQ / Universidade de São Paulo. Ingressou na Cargill em 2003, como trainee, e construiu uma carreira focada em análise, estratégia, tecnologia e inovação para criar soluções que gerem vantagens competitivas para os negócios e clientes agrícolas globais da Cargill. Atualmente, Dragone lidera a equipe de Geo-Analytics (GIS – Geographic Information Science) globalmente na Cargill.
Formada em Economia pela Universidade Federal de Juiz de Fora, com Doutorado em Economia pela FGV/SP. Fabiana é superintendente de Relacionamento com Corretoras e Empresas do Agronegócio da B3. Iniciou sua carreira na BM&F, tendo atuado na construção e desenvolvimento de produtos de commodities. Na B3, atua em relacionamento, na cobertura das corretoras independentes e, também lidera a cobertura de uma carteira focada em empresas e associações do agronegócio.
Graduado em administração de empresas, Francisco Matturro foi diretor da Marchesan S.A e presidente da CSMIA – Câmara Setorial de Máquinas e Implementos Agrícolas ( departamento da ABIMAQ) e de vice-presidente da Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG), por dois mandatos. Atualmente é presidente da Agrishow – Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação e secretário executivo da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.
CEO e Presidente do Conselho do Grupo Innovatech, formado pelas empresas ESG Tech Consulting, Innovatech Gestão, Filius Venture, Auctus Inteligência Aumentada e YouGe Desenvolvimento e Connecta Hub.
Diretor da ABAG (2022/2023) e Presidente do Comitê de Inovação da ABAG (Associação Brasileira do Agronegócio); Conselheiro Credenciado pelo IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa); Membro do Conselho do Endownment Fund da ESALQ/USP (Forestry & Biomaterials Fund – FBEF).
Engenheiro Florestal, graduado pela Universidade Federal de Viçosa/MG, com especialização em Princípios de Gestão na Columbia University, NY, EUA. Experiência em Gestão de negócios e com atuações em empresas como International Paper e Suzano Papel e Celulose Ltda, nas áreas de sustentabilidade, estratégia, operações florestais, operações industriais, inovação, M&A, relações institucionais, comerciais e full P&L.
Mario Ferreira tem 20 anos de experiência profissional, atuando sempre na área de Agronegócios e Alimentos, tendo iniciado sua carreira no BankBoston. Após passar pelo Banco Itaú, e pelo IFC (International Finance Corporation), em 2011 Mario se juntou ao Rabobank Brasil na equipe de análise de crédito, e migrou para a área comercial do Wholesale, onde liderou relevantes transações. Nos últimos 4 anos Mario atuou como Business Manager e Head de Core Lending Brasil além de gerenciar alguns dos nosso principais clientes. Mario é formado em Administração de Empresas pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), e tem MBA com foco em Finanças e Mestrado em Administração com foco em estratégia pelo Insper.
Engenheira Agrônoma (UNESP/Jaboticabal), M.Sc. em Engenharia de Produção Agroindustrial (UFSCar); MBA em Economia de Empresas com Ênfase em Cooperativismo (FUNDACE-FEA-RP/USP). Ocupação Atual, presidente Executiva do IBISA – Instituto Brasileiro para Inovação e Sustentabilidade do Agronegócio, presidente do Conselho Diretor da ABAG/RP – Associação Brasileira do Agronegócio da Região de Ribeirão Preto, presidente do LIDE – Grupo de Líderes Empresariais, membro de Conselhos Consultivos e Deliberativos de Entidades de Representação Classista e de Empresas Privadas