Escolha uma Página

Em dezembro de 2014 foi criada a Coalizão Brasil Clima, Florestas e Agricultura, com o objetivo de estabelecer um diálogo contundente entre os diferentes atores, entre eles o Governo Federal e as principais organizações envolvidas no tema. A finalidade da iniciativa é avançar nas agendas de proteção, conservação e uso sustentável das florestas e agricultura sustentável, no Brasil e no mundo.

A Coalizão é coordenada por quatro órgãos, o Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), o Instituo Ethos, o Diálogo Florestal e o Observatório do Clima. Inicialmente, a iniciativa definiu duas agendas, uma de curto prazo sobre o clima com foco na COP21, que acontecerá em Paris no final desse ano, e a outra com foco na criação de uma agenda de desenvolvimento sustentável e de baixo carbono entre 2015 e 2030.

Três grupos de trabalho foram constituídos para a discussão dos temas e um documento coletivo, que será apresentado à sociedade e ao Governo, está em fase final de elaboração.

O objetivo da Abag é colaborar com as discussões contribuindo com a visão do setor e trabalhar em conjunto com as outras organizações participantes da Coalizão. Dessa forma, o setor será inserido na pauta com mais força e representatividade, e, assim, o agronegócio ficará cada vez mais forte e sustentável.

COP21
A COP21 (Conference of the Parties) será realizada entre os dias 30 de novembro e 11 de dezembro de 2015, em Paris. Segundo a Convenção-Quadro das Nações Unidas para Mudança do Clima, o objetivo principal da conferência é alcançar em 2015, pela primeira vez em mais de 20 anos de negociações da ONU, um acordo juridicamente vinculativo e universal sobre o clima de todas as nações do mundo.

A COP21 será uma das maiores conferências internacionais já realizadas na história da França. Ao todo, o evento deve atrair aproximadamente 50.000 participantes.