Escolha uma Página

Personalidade do Agronegócio 2011

Luiz Alberto Garcia

Luiz Alberto Garcia nasceu em Uberlândia, Minas Gerais. Formou-se em Engenharia Eletrônica pela Escola Federal de Itajubá. É ex-presidente da ABAG. Atualmente é presidente do Conselho de Administração da Algar, grupo empresarial fundado por seu pai, Alexandrino Garcia, que atua nos segmentos de Telecom/Ti, Agro, Serviços e Entretenimento.

Prêmio Norman Borlaug de Sustentabilidade

Eliseu Roberto Alves de Andrade

Engenheiro agrônomo formado pela Universidade de Viçosa. Aos 80 anos, é pesquisador da Embrapa. Foi dele a iniciativa de reformar o setor de pesquisa no Ministério da Agricultura, no início da década de 1970, ideia que resultou na criação da Embrapa, entidade que presidiu entre 1973 e 1985. Também foi responsável pelo programa de exportação de frutas desenvolvido pela Companhia de Desenvolvimento da Irrigação do Vale do São Francisco, entidade em que também foi presidente entre 1985 e 1990.

11º Congresso Brasileiro do Agronegócio

“Brasil: Alimentos e Energias – Seguranças Globais”

O Brasil é considerado o candidato natural e global para desempenhar o papel de grande protagonista na expansão da oferta, tanto de alimentos, como de energia. Existe dificuldade para o setor se comunicar e se apresentar diante da sociedade. Há necessidade de clareza e estabilidade nos marcos regulatórios, até como forma para atrair players e estimular investimentos. As janelas de oportunidades estão abertas. O Brasil tem sido convidado formalmente por várias instituições internacionais, mas falta atitude para assumir esse papel de liderança.

Fica em aberto a pergunta de como o agronegócio está inserido na agenda do governo, em seus diferentes níveis, para a formulação de medidas fundamentais. Fazem parte da lista a logística e infraestrutura, as políticas tributárias e a legislação trabalhista. Temos de fortalecer as vendas externas, aumentar a competitividade das cadeias produtivas e estimular a iniciativa privada, sem intervenção nos negócios e nos mercados. Rico em recursos naturais, o Brasil carece de estratégia, como na formulação de um código agroambiental. O código florestal é uma parte de um todo. É preciso uma governança institucional entre as entidades do agronegócio para trabalhar essas questões e receber dos poderes Executivo e Legislativo, a atenção de que acredita merecer.

O Prêmio Personalidade do Agronegócio passa a se chamar “Ney Bittencourt de Araújo”

José Goldemberg

O Professor Goldemberg é Doutor em Ciências Físicas pela Universidade de São Paulo. Foi Presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Presidente da Companhia Energética de São Paulo (CESP), Reitor da Universidade de São Paulo, Secretário de Ciência e Tecnologia, Secretário do Meio Ambiente da Presidência da República e do Estado de São Paulo e Ministro da Educação.

Prêmio Norman Bourlaug

Herbert Bartz

Herbert Bartz, produtor rural em Rolândia (PR) e pioneiro, desde 1972, na adoção do sistema de Plantio Direto na Palha no Brasil e na América Latina. Graças a sua visão, persistência e obstinação, o Plantio Direto é hoje uma técnica de referência em produtividade e sustentabilidade das lavouras brasileiras.

Confira os Anais AQUI