ABAG
Associação Brasileira do Agronegócio
QUEM SOMOS
A Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG) foi criada em 1993 com o objetivo de estabelecer dentro do agronegócio brasileiro uma organização no processo de desenvolvimento sustentável, aproximando o setor, e todos os seus stakeholders, da economia nacional e internacional. É a única associação que congrega todos os elos da cadeia, do campo à indústria, distribuição e serviços, sendo fundamental para o fortalecimento do sistema agroindustrial e das relações com o governo, iniciativa privada, entidades de classe e instituições de ensino.
Com mais de 70 associados e uma forte presença no calendário de eventos do agronegócio, a ABAG traz também informações através de palestras, entrevistas, debates, fóruns, congressos, workshops e feiras, que são fundamentais para o avanço do mercado e de nossos profissionais.
Missão
Buscar o equilíbrio nas cadeias produtivas do agronegócio, de modo a valorizá-las, ressaltando sua fundamental importância para o desenvolvimento sustentado do Brasil. A consequência dos nossos esforços deverá ser a liderança global brasileira na oferta, de forma competitiva, dos produtos agroindustriais.
Visão
Ser a efetiva entidade de suporte aos elos das cadeias produtivas do agronegócio.
Valores
Integração – Inovação – Progresso – Liderança – Protagonismo.
História
A apresentação oficial da ABAG ocorreu no dia 10 de março de 1993, no Congresso Nacional, em Brasília, pelo Presidente-fundador Ney Bittencourt de Araújo, um visionário e apaixonado pelo agronegócio brasileiro.
Ney Bittencourt destacou os quatro grandes problemas do país, nos quais o agronegócio poderia contribuir para solucionar:
- Organização do processo de desenvolvimento sustentado;
- Integração à economia internacional;
- Eliminação das profundas desigualdades de renda e dos bolsões de miséria;
- Respeito ao meio ambiente.
Em uma época conturbada da economia do país, o fundador da ABAG traça com privilegiada lucidez algumas perspectivas para a entidade.
No que tange a sua visibilidade, projeta maior exposição à medida que o reconhecimento das cadeias produtivas dissemina nos quatro cantos do país.
Vivamente, essa tendência é constatada e assistida ao longo dos anos.
A contribuição da ABAG, desde então, tem sido destacar junto ao governo, iniciativa privada, entidades de classes e universidades a importância do trabalho de gestão e gerenciamento de todo o sistema agroindustrial e a implantação de medidas que o fortaleçam.
Associadas
A ABAG conta com mais de 70 associadas, que são empresas atuantes dentro da cadeia do agronegócio, ou seja antes, dentro e depois da porteira, bem como outros agentes como startups, bancos e financiadores, consultorias, escritórios de advocacia. CLIQUE AQUI e confira quem são as nossas empresas associadas.
Diretoria
Presidente
Luiz Carlos Corrêa Carvalho
Vice-presidentes
Grazielle Parenti
Ingo Plöger
Liège Vergili Correia
Marcelo Araújo Ribeiral
Pedro Estevão Bastos de Oliveira
Renato Buranello
Diretoria Executiva
Gislaine Balbinot
Diretores
Alexandre Bernardes
Alejandro Girardi Gutierrez
Carlos Aguiar Neto
Carlos Augusto R. de Melo
Claudio Borges Gaspar
Diogo Suzigan Dragone
Fabiana Salgueiro Perobelli
Francisco Matturro
João Comério
Luis Roberto Pogetti
Mario Ferreira
Monika Bergamaschi
Pedro Piason Breglio Pontes
Rodrigo Simonato
Equipe Executiva
Gislaine Balbinot | Diretora-executiva
Emilia Dualibi | Gerente Administrativa-financeira
Giuliano Alves | Gerente de Sustentabilidade e Projetos
Mariana Araújo | Analista Administrativa
Paulo Zappa | Gerente de Comunicação
Comitês
Os Comitês da ABAG são espaços de discussão de ideias e demandas relacionadas aos seus diferentes temas, com participação livre de seus membros e estruturas de ação ajustadas aos temas envolvidos, de acordo com as demandas geradas. A ABAG conta com 7 comitês temáticos: Assuntos Jurídicos; Agroenergia; Comunicação; Inovação; Insumos, Máquinas e Implementos Agrícolas; Sustentabilidade; e Relações Internacionais. SAIBA MAIS.