Luiz Carlos Corrêa Carvalho

Como boas novas neste 16º Congresso Brasileiro do Agronegócio (CBA), destacamos os recordes de produção e a participação de 46% do Agro nas exportações brasileiras. Graças ao Cadastro Ambiental Rural (CAR) e ao trabalho da EMBRAPA, temos estudos de que o agricultor é o grande mantenedor do meio ambiente no Brasil.

Nos próximos 10 anos aumento na produção de grãos de 288 milhões de toneladas para 344 milhões. No Cerrado, a integração Lavoura, Pecuária e Floresta (iLPF) mostra ganhos de produtividade, que levam à redução de 11,5 milhões de hectares de pastagens e à possibilidade do uso de 50% dessas áreas para lavouras. Entre 2017 e 2026, o Brasil superará a produção de Soja dos Estados Unidos, mas esses dois países responderão por 70% do crescimento das vendas do produto.

No Brasil, talvez, nunca tenha ficado tão evidente a necessidade de crescer. Será essencial um processo mais rápido de mudanças nos setores
público e privado. Tudo deve começar na nossa mudança de atitude.

Geraldo Alckmin

Saudamos o setor, com seu DNA voltado à inovação, ao empreendedorismo e à ousadia. É a vanguarda do nosso país, com grande importância social e econômica, uma cadeia produtiva complexa, completa e dinâmica. Como dizem que o nosso tempo é o da velocidade da mudança, o 16º CBA veio em bom momento.

Na logística, investimos R$ 200 milhões na hidrovia Tietê-Paraná, que beneficia também as Regiões Centro-Oeste e Sudeste. Mesmo diante de uma seca intensa, a hidrovia funcionará o ano todo.

Nilson Leitão

Vivemos um momento político rico no Brasil. A superação das dificuldades passa pelos debates ideológicos. É sempre bom recordar a diferença enorme dos progressos recentes levados pelo Congresso, junto com o Planalto. Ninguém mais fala em terceirização. Quando lutávamos por isso, as mídias sociais decretavam o fim dos parlamentares que fariam a sua aprovação. Enfrentamos essa batalha com firmeza. Cerca de 10 milhões de brasileiros no campo foram beneficiados.

No Brasil o agro está presente em tudo, mas cabe entender a necessidade de acolher os povos indígenas e os pequenos produtores dentro da nossa legislação.

 

CLIQUE AQUI e confira os anais do evento.

Boa Leitura!