A promessa à profunda perda de tempo e energia que representa a pretensa dicotomia entre agricultura alimentar e energética, bem como a familiar e empresarial, foi discutida no 6° Congresso Brasileiro do Agronegócio.

Visto que o campo é singular do ponto de vista da tecnologia e da gestão. Quando vemos, entendemos isso tudo como um só agronegócio. Com a crescente inserção desse setor e do Brasil no comércio internacional. Portando, daqui para frente exigirá cada vez mais estratégias competentes para desenvolver as cadeias produtivas nacionais.

Dessa forma, o cenário coloca pontos prioritários novos na agenda de trabalho. As barreiras técnicas de comércio mostram sinais de crescimento, enquanto as tarifárias diminuem, deixando claro que precisamos de capacitação no campo das normas, regulamentações e avaliação da conformidade.

A certificação de produtos e serviços é um objetivo a ser atingido, mas informações e registros nas etapas que a precedem e a participação de todos os grupos interessados (stakeholders).

Podemos evoluir em produção e produtividade e suprir a demanda por alimentos, fibras e energia, com a geração de renda e emprego, em convívio harmônico com o meio ambiente e a responsabilidade social.