A partir de janeiro de 2026, a Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG) inicia um novo ciclo de gestão. Após quatro anos sob a presidência de Luiz Carlos Corrêa Carvalho (Caio) – que também dirigiu a entidade entre 2012 e 2018 -, a liderança passa para o empresário Ingo Plöger.
Engenheiro, com pós-graduação em Ciências Econômicas e Ergonomia, Ingo é presidente do IPDES Desenvolvimento Empresarial e Institucional, integra conselhos de administração de diversas empresas e organizações nacionais e internacionais, e atua na ABAG desde 2006, tendo exercido a vice-presidência nos últimos quatro anos.
A nova diretoria, eleita em assembleia realizada no dia 27 de novembro de 2025, assume uma entidade com mais de 80 associadas que atuam em todos os elos da cadeia produtiva, do campo à indústria, distribuição e serviços.
O novo presidente, Ingo Plöger, ressaltou que dará continuidade às ações desenvolvidas nos últimos anos, buscando consolidar ainda mais a atuação da associação, especialmente em dois pilares estratégicos para o agronegócio: biocompetitividade e alianças.
“Queremos um Agro cada vez mais competitivo, produtivo, sustentável, inovador e socialmente responsável, capaz de oferecer respostas consistentes aos desafios do Brasil e do mundo em um momento decisivo”, comentou Ingo.
Diretoria Executiva e Conselho Estratégico
Gislaine Balbinot segue como diretora-executiva, Paulo Zappa como gerente de Comunicação, enquanto Giuliano Alves, gerente de Projetos e Sustentabilidade, assume também a diretoria técnica do Instituto de Estudo do Agronegócio (IEAg).
A nova direção da ABAG trabalha ainda na estruturação de um Conselho Estratégico de Alto Nível, que será presidido por Luiz Carlos Corrêa Carvalho e reunirá destacados líderes do agronegócio, diplomatas, técnicos e acadêmicos para contribuir com a orientação estratégica e o fortalecimento institucional da associação.
DIRETORIA ABAG – GESTÃO 2026-2027
Presidente: Ingo Plöger
Vice-presidentes:
- Alfredo Miguel (John Deere)
- Deise DallaNora (Yara)
- Francila Calica (Bayer)
- Francisco Matturro (Rede ILPF)
- Luiz Carlos Corrêa Carvalho (Alto Alegre)
- Luiz Lourenço (Cocamar)
- Renato Buranello (VBSO)
Diretores:
- Alexandre Bernardes (CNH)
- Augusto Moraes (Corteva)
- Diogo Dragone (Cargill)
- Fabiane Cunha Lazzareschi (Inpasa)
- Fabiana Salgueiro Perobelli (B3)
- Filipe Teixeira (Syngenta)
- Frederico Favacho (Santos Neto)
- Germano Vieira (Sonda)
- João Comerio (Innovatech)
- Jorge Florêncio Ribeiro Neto (Cooxupé)
- Marcelo Araujo Ribeiral (Agroceres)
- Mathias Schelp (Bosch)
- Monika Bergamaschi (ABAG-RP)
- Rodrigo Simonato (Tereos)
- Valmir Segatto (Credicitrus)
Comentários