No dia 16 de novembro, a ABAG marcou presença no evento Brasil do Futuro – Inovações e tendências no Agronegócio, organizado pela Thomson Reuters. Robinson Cannaval, Diretor Executivo da Innovatech, e membro do Comitê de Inovação da ABAG, representou a associação no debate sobre Inovação e Megatendências no Agronegócio em 2023.

Os principais pontos abordados por Robinson ao longo de sua apresentação foram: (i) desafios a biotecnologia; (ii) a agregação de valor; (iii) mudanças climáticas; (iv) automação e IoT; (v) big data analytics e IA; (vi) consumo consciente; e (vii) mudanças demográficas. Segundo Robinson, esses serão os principais fatores que transformarão o presente do agronegócio e que demandarão respostas inovadoras do setor.

Nesse contexto, a resposta para tais questionamentos não se resume apenas a tecnologia, mas também novos modelos de negócio, de produção e, acima de tudo, de colaboração entre diversos entes da cadeia. Assim sendo, o conceito de ESG será chave, uma vez que deve estar no centro da estratégia das corporações, por meio de governanças sólidas, permeadas pela responsabilidade ambiental e social.

Por fim, destacou que a ABAG compreende o papel relevante que a inovação tem no agronegócio e vem se posicionando com objetivo de construir novas soluções que possam contribuir para o crescimento do setor, seja pelo Position Paper elaborado pelo Comitê de Inovação da entidade, ou pelo ABAGLab, iniciativa que endereça a necessidade de interação estratégica entre ecossistemas inovativos.

Também estiveram presentes no evento Fernando Fagiane (Associate Partner na EY); Victor Ushoa (Gerente Sênior na EY); João Casalatina (Gerente Sênior na EY); Sidneia Amorim (Especialista de Soluções na Thomson Reuters); Luciane Teixeira (Gerente de Desenvolvimento de Novos Negócios na Thomson Reuters); e Camila Mourad (Fia Business School).