A ABAG participou nesta quinta-feira, 16 de março, da primeira reunião técnica da Comissão Europeia, com a Direção Geral do Ambiente (DG ENV), a fim de discutir detalhes do Pacto Verde Europeu (Green Deal). Participaram nesse encontro diversas entidades representativas do setor, como FIESP, CNI, CNA, CICB, ABIOVE, Cecafé, IPA, ABIEC, etc.

Foi apresentado o cenário do agronegócio brasileiro, destacando a sustentabilidade e produtividade do setor, bem como a complexidade das legislações nacionais somados ao seu alto rigor e rigidez na implementação pelo governo local. Em seguida, a Comissão Europeia apresentou brevemente a legislação.

Contudo, o objetivo principal da reunião foi realizar uma série de questionamentos ao Senhor Bojan Grlas, responsável pela política internacional sobre desmatamento da DG ENV. Nesse sentido, as entidades reuniram mais de 60 dúvidas que foram encaminhadas à Comissão, sendo algumas delas discutidas presencialmente. Definições, aplicação da legislação nacional, processo de due dilligence, regulamentação do processo, harmonização, risco-país e fiscalização foram alguns dos aspectos trabalhados ao longo da discussão.  

Este foi o primeiro de uma série de encontros a serem realizados entre a Comissão Europeia e as entidades representativas do setor do agronegócio brasileiro. O papel da ABAG segue sendo de priorizar este tema e atuar fortemente para garantir uma regulamentação justa e viável para seus associados.