A Agoro Carbon Alliance, empresa desenvolvedora de projetos de carbono na agropecuária no Brasil e nos Estados Unidos, e negócio global da Yara Internacional, irá promover o seu primeiro evento online, o Agoro Carbon Experts. A iniciativa foi idealizada com o objetivo de levar conhecimento ao mercado sobre como práticas agrícolas regenerativas podem favorecer o incremento de carbono no solo e como esse carbono pode se tornar créditos para serem comercializados.

A jornada será composta por três palestras, entre maio e julho, com professores e pesquisadores renomados, que irão tratar do tema carbono na agricultura e na pecuária. Em agosto, haverá um encontro dos palestrantes para um debate sobre as oportunidades que o mercado de carbono pode trazer ao produtor. Os encontros serão gratuitos e online, transmitidos pelo canal da Agoro Carbon no Youtube e também pelo canal Forragicultura e Pastagens, em uma parceria com a professora Janaína Matruscelo, uma das palestrantes. O objetivo é levar informação de qualidade aos participantes, além da interação do público com os convidados.

“Esse encontro com especialistas oferece embasamento técnico sobre os benefícios que as práticas regenerativas trazem ao solo, o potencial de acúmulo de carbono e como esse carbono pode se tornar uma nova fonte de renda ao produtor, que ainda pode ser reconhecido como um promotor de práticas agrícolas sustentáveis. Estes são alguns dos pilares da nossa proposta de valor”, diz Renata Horvat, Coordenadora de Marketing e Comunicação, idealizadora do projeto.

Por meio do projeto da Agoro Carbon, o produtor pode receber pelos créditos de carbono obtidos através da captura e armazenamento de carbono no solo, que serão vendidos no mercado internacional. O aumento do carbono no solo, com adoção de práticas sustentáveis, é considerado uma das formas mais eficientes de reduzir as emissões de gases de efeito estufa.

“O principal foco do programa é o produtor rural, nossa prioridade é que ele receba todo suporte técnico e expertise agronômica para a implementação de ações sustentáveis que promovam a melhoraria e a saúde do solo”, afirma Evelin Krebsky, head da Agoro Carbon Alliance no Brasil. “Os agricultores brasileiros estão na vanguarda no que diz respeito ao sequestro de carbono. Eles têm uma oportunidade única de contribuir para a mitigação das mudanças climáticas e serem remunerados, por meio dos créditos de carbono gerados em suas propriedades”, completa.

Agenda

22/05, às 19h – Palestrante Carlos Eduardo Cerri, Tema: Mudanças climáticas, mercado de carbono e as oportunidades no Agro para mitigação dos GEEs
20/06, às 19h – Palestrante Janaína Matruscelo, Tema: Pastagem no Brasil: a protagonista para acúmulo de carbono no solo
16/07, às 19h – Palestrante Edicarlos Damacena, Tema: Oportunidades de uso do solo para o sequestro de carbono em sistemas agrícolas
06/08, às 19h – Debate com os 3 palestrantes do evento

Onde: YouTube Agoro Carbon e Forragicultura e Pastagens