O Anuário Brasileiro do Agronegócio é o mais novo veículo do setor e será distribuído logo depois da finalização da safra 2023/2024 e do lançamento do Plano Safra 2024/2025. Resultado de iniciativa da Public Projetos Editoriais – uma editora que completa 18 anos de atividade focada em anuários e publicações técnicas –, com o apoio institucional da Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG), este Anuário será lançado, em 5 de agosto de 2024, durante o 23ª Congresso Brasileiro do Agronegócio, promovido por essa entidade que há 30 anos trabalha pelo desenvolvimento da cadeia do agro.
A iniciativa tem como causa a constatação de que “nos últimos 50 anos a produção agropecuária brasileira se desenvolveu de tal forma que o Brasil, hoje, é considerado o celeiro do mundo e referência em agricultura tropical e sustentabilidade. O agro brasileiro expandiu suas vendas para o mundo, conquistou novos mercados, gerando superávits cambiais que libertam a economia brasileira”, explica Gilberto Figueira, diretor de projetos especiais da Public.
“O efeito transformador da revolução agrícola dos últimos 50 anos é certamente o fato mais importante da história econômica recente do Brasil e continua abrindo perspectivas para o desenvolvimento futuro do País, com conquistas importantes no cenário global. O agronegócio tem sido reconhecido como um vetor crucial do crescimento econômico brasileiro. Os números comprovam essas afirmações: em 2023 o Valor Bruto da Produção (VPB) atingiu o montante de R$ 1,151 trilhão, o que representa um crescimento de 4,2% em valores reais sobre o período anterior”, agrega Figueira.
Desde sua fundação, a ABAG trabalha para ampliar a visão da sociedade brasileira sobre a importância e a evolução do agronegócio brasileiro, setor que garante ao país segurança alimentar e acesso permanente a materiais estratégicos como fibras e energias renováveis. “Com a publicação de um anuário específico sobre o nosso setor, demos mais um passo importante nessa direção, disponibilizando uma fonte de informação que proporcionará uma visão abrangente do agronegócio e de todos os elos de suas cadeias, além de destacar a evolução do setor nos pilares inovação e sustentabilidade”, avalia Caio Carvalho, presidente da ABAG.
O Anuário Brasileiro do Agronegócio tratará desse cenário de forma abrangente, indo além dos resultados econômicos, enfatizando o permanente investimento em pesquisa ao longo dos anos, seja adaptando as culturas agrícolas às características de cada região brasileira, seja desenvolvendo insumos, equipamentos e tecnologias para o setor agropecuário. Assim, ao lado da legião de produtores rurais com consciência de suas responsabilidades com o meio ambiente e com a produção de alimentos saudáveis e sustentáveis, há uma gama de empresas fornecedoras de produtos, máquinas e equipamentos com alta tecnologia embarcada, assim como indústrias de processamento, empresas de comercialização, estocagem, exportação etc., que juntas formam os três níveis da cadeia do agro – respectivamente, antes da porteira, dentro da parteiro e depois da porteira – e compõem o setor produtivo mais moderno do mundo, que vem transformando a economia brasileira e a alimentação global.
“Um setor com esta força e com esta importância, precisava ter uma publicação focada exclusivamente neste tema. Uma publicação que aborde temas relevantes para quem vive o agro brasileiro, uma publicação que apresente o alto nível tecnológico das empresas que fornecem máquinas, equipamentos e insumos e que possa, de uma maneira organizada e objetiva promover o conhecimento”, constata Figueira ao resumir o objetivo e a pauta da publicação.
CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS DO ANUÁRIO BRASILEIRO DO AGRONEGÓCIO
• Formato: 23 x 30 cm
• Tiragem: 10.000 exemplares
• Idioma: Português e Inglês
• Total aproximado de páginas: 300
• Distribuição: nacional
• Público Leitor: cooperativas, produtores, bancos, fornecedores, poderes públicos e profissionais interessados neste segmento.
• Versão digital: À disposição do setor no site da ABAG e no portal anuariobrasileirodoagronegocio.com.br e com total interatividade.
• Total estimado de leitores entre as duas versões: 100 mil leitores anuais, sendo todos profissionais do agronegócio brasileiro
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