O Comitê de Comunicação da ABAG – Associação Brasileira do Agronegócio ressaltou o trabalho que o setor vem desenvolvendo para aprimorar sua comunicação com seus diversos públicos, especialmente, àqueles que não estão ligados diretamente à cadeia produtiva, como os consumidores, a população urbana, os investidores e o mercado externo. A reunião contou com a participação de jornalistas e lideranças da área de marketing e comunicação de importantes entidades e empresas do agro.

Para a jornalista Lilian Munhoz, apresentadora do TerraViva, a voz do setor tem ganhado mais força, mas é necessário melhorar essa comunicação, ampliando sua mensagem no meio urbano e desmitificando informações que não traduzem a realidade do segmento. “É importante aproximar os porta-vozes à imprensa aberta, a fim de reduzir notícias falsas e difamações. Nosso agro é moderno e devemos mostrar isso ao mundo. Precisamos ter orgulho do que fazemos e falar para todos os públicos”, salientou.

Ela lembrou ainda que as novas tecnologias possibilitam alcançar um número cada vez maior de pessoas. Ou seja, não há fronteiras para informação, o que acontece no Brasil rapidamente é divulgada nos demais países. A seu ver, por isso, tanto empresas quanto associações poderiam investir mais em comunicação, difundindo notícias positivas e realistas sobre o setor. Em sua apresentação, a jornalista também trouxe dicas de linguagem e de se comunicar, e informações de uma pesquisa realizada em 2019 sobre os hábitos de mídia das mulheres do agro.

Uma iniciativa inédita que também visa colaborar para aprimorar a comunicação do agro é a Receita Raiz. Com previsão de estreia em janeiro de 2022, o programa é idealizado pelo publicitário Daniel Pauli e tem o objetivo de resgatar a origem dos alimentos, valorizar as tradições regionais, o manejo sustentável de cada cultivo e o trabalho das famílias com a terra.

“Pretendemos rodar os principais estados brasileiros, destacando um ingrediente ligado àquela região, retratando sua origem, contando a história de produtores rurais locais e filmando o preparo de uma receita raiz, tradicional daquele local”, comentou Pauli na reunião do Comitê de Comunicação da ABAG, que acrescentou que a iniciativa terá uma websérie composta por doze capítulos, um site com receitas e informações sobre os ingredientes, além de divulgação nas redes sociais. O apresentador convidado é o chef estrelado Jefferson Rueda, que é também produtor rural.

Já o jornalista Sérgio Caringi falou sobre o trabalho desenvolvido para uma maior aproximação entre a imprensa internacional e porta-vozes de temas de interesse do Brasil e do exterior. Chamado de Encontro com a Imprensa Internacional, a iniciativa promove a conversa desses correspondentes com os Ministros Tarcísio Freitas (Infraestrutura), Bento Albuquerque (Minas e Energia) e Tereza Cristina (Agricultura, Pecuária e Abastecimento).

No dia 31 de agosto, está programada uma nova reunião com a Embrapa e com o Presidente da Abag, Marcello Brito, para tratar do mercado de carbono zero. Segundo Caringi, são realizados entre um ou dois encontros mensais e o objetivo é gerar notícias sobre relevantes temas na mídia internacional. Ele explicou que seu cadastro conta com aproximadamente 600 profissionais e que o projeto é uma oportunidade estratégica para posicionar o Brasil nesses assuntos.