XXV Fórum Abag debaterá Agronomia e a Produção de Alimentos e Energia na ESALQ

05/10/2012 | Caio Albuquerque

A Associação Brasileira do Agronegócio (Abag), a Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (USP/ESALQ), a Associação de Engenheiros Agrônomos do Estado de São Paulo (AEASP) e o Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de São Paulo (CREA-SP) realizarão, na próxima quarta-feira (10), um fórum de discussões sobre o tema “Agronomia e a Produção de Alimentos e Energia”.

As atividades ocorrerão no período da manhã, entre 10h e 12h30min, no Anfiteatro do Pavilhão de Engenharia da ESALQ. A abertura contará com as presenças da Secretaria de Agronomia e Abastecimento do Estado de São Paulo, Mônika Bergamaschi, do diretor da ESALQ, José Vicente Caixeta Filho, do Presidente da Abag, Luiz Carlos Corrêa Carvalho, presidente da AEASP, Angelo Petto e Jose Otavio Menten, conselheiro do CREA.

O evento integra a programação da 55ª Semana Luiz de Queiroz, com público alvo estudantes de graduação e pós-graduação e profissionais do agronegócio. Após a cerimônia de abertura, especialistas abordarão valorização profissional, ocupação e uso do solo e matriz do conhecimento profissional. “O encontro coloca o papel da agronomia para a sustentabilidade da segurança alimentar e energética, nos seus planos sociais, econômicos e ambientais”, explica o presidente da Abag, Luiz Carlos C. Carvalho.

Para Luiz Antonio Pinazza, diretor técnico da Abag, o Fórum é uma oportunidade para que alunos de graduação e pós-graduação tenham contato com o mercado. “O evento é uma forma de sensibilizar os estudantes a familiarizarem-se com as entidades do agronegócio e integrar desde já sua vida acadêmica com o setor produtivo”.

Para o diretor da ESALQ, José Vicente Caixeta Filho, o Fórum da Abag configura-se em momento importante, que agregará conhecimento técnico ao longo da 55ª Semana Luiz de Queiroz. “Poderemos compartilhar as contribuições de diversos colegas, de agentes representativos do ambiente do agronegócio a partir da presença de instituições importantes e profissionais qualificados”.