Logística e infraestrutura são temas do 4º Fórum Caminhos da Safra

Especialistas em logística e lideranças do agronegócio se reúnem para debater os gargalos do setor

A revista GLOBO RURAL realiza, na manhã desta terça-feira (15/9), em São Paulo, o 4º forum Caminhos da Safra. O evento acontece após as equipes de reportagem percorrerem mais de 10 mil quilômetros pelas principais rotas de escoamento da safra brasileira, durante os meses de abril a agosto, a bordo de um caminhão Scania.

Lideranças do agronegócio e especialistas em logística foram convidados para debater o tema e sua relação com o campo. Participam do debate Luis Antonio Fayet, consultor de logística da Confederação Nacional da Agricultura (CNA), Luis Carlos Correia, presidente da Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG), Fabrício Strassburguer, gerente executivo da Associação Novo Paraná e socio da CCR Transportes, Evaristo de Miranda, superintendente da Embrapa Monitoramento por Satélite e Luiz Claudio Santos, porta-voz do Tegram, Terminal de Grãos do Maranhão e diretor de logística da Cantagalo Trading.

Bruno Blecher, diretor de redação de GLOBO RURAL abriu o evento contando sobre as experiências vivenciadas pelos repórteres e o motorista do caminhão, Tadeu Antunes Moreira. Foi ele quem conduziu o veículo durante todas as etapas do projeto.

No primeiro trajeto do Caminhos da Safra, os repórteres partiram de Cuiabá (MT) rumo a Porto Velho (RO), passaram por alguns momentos de tensão em uma reserva indígena, e embarcaram em um comboio de barcaças com um grupo de marinheiros – uma viagem de três dias – pelo Rio Madeira e desembarcaram em Itacotiara, no coração da Amazônia.

O segundo percurso também começou em Cuiabá (MT), mas seu destino era Santarém, no Pará. O roteiro incluiu uma parada em Itaituba e muitas aventuras pela famosa BR 163.

A terceira rota do Caminhos da Safra partiu de Palmas (TO) e passou pela principal região produtora de grãos do Piauí, que é também a que tem a pior infraestrutura para transportes no País. Da região da Serra do Quilombo, os repórteres foram até São Luis, no Maranhão.

A quarta etapa incluiu a região Centro-Sul. A equipe partiu de Campo Grande (MS), com destino a quatro grandes corredores de exportação. Os repórteres visitaram o Porto de Santos (SP), o Porto de Paranaguá (PR), São Francisco do Sul (SC) e Rio Grande (RS).

“Em todas as regiões, os investimentos, em maior parte privados, ampliam as opções de saída das mercadorias do Brasil”, comentou Bruno Blecher, diretor de GLOBO RURAL. “Por outro lado, o atraso na conclusão de obras importantes, como a BR-163, no Pará, da TransCerrado, no Piauí, e a duplicação de rodovias importantes no Norte e Nordeste e liberação de recursos para investimentos nos portos Sul e Sudeste desafiam a expansão da agricultura no Brasil”.

Fonte: Globo Rural