Escolha uma Página

Empresas e entidades, dentre elas a ABAG, firmaram um convênio com o Ministério do Meio Ambiente (MMA), a Embrapa e a Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável (FBDS) para acelerar a implantação do Cadastro Ambiental Rural (CAR).

O convênio, que foi oficializado no dia 13 de Abril de 2015, prevê a cooperação técnica e financeira entre os participantes e tem como objetivo viabilizar a confecção e disponibilização de mapas georreferenciadas dos municípios situados nos biomas Cerrado e Mata Atlântica.

Espera-se com o projeto quantificar com qualidade as áreas que necessitam de regularização no país, além de espacializar o potencial para reflorestamento. Assim, será possível definir estratégias de recuperação e revegetação que permitam a exploração sustentável e competitiva do espaço rural, de acordo com a legislação florestal vigente.

Os signatários do Termo participam da gestão do projeto, que inclui a definição dos 4.100 municípios prioritários para a confecção dos mapas. Além da ABAG assinaram o Termo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), a Indústria Brasileira de Árvores (IBA), a União da Agroindústria Canavieira do Estado de São Paulo (Unica), a Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida (CNseg), a Agroicone e o Instituto Aço Brasil (IABr).