ABAG
Associação Brasileira do Agronegócio
QUEM SOMOS
A Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG) foi criada em 1993 com o objetivo de estabelecer dentro do agronegócio brasileiro uma organização no processo de desenvolvimento sustentável, aproximando o setor, e todos os seus stakeholders, da economia nacional e internacional. É a única associação que congrega todos os elos da cadeia, do campo à indústria, distribuição e serviços, sendo fundamental para o fortalecimento do sistema agroindustrial e das relações com o governo, iniciativa privada, entidades de classe e instituições de ensino.
Com mais de 70 associados e uma forte presença no calendário de eventos do agronegócio, a ABAG traz também informações através de palestras, entrevistas, debates, fóruns, congressos, workshops e feiras, que são fundamentais para o avanço do mercado e de nossos profissionais.
Missão
Buscar o equilíbrio nas cadeias produtivas do agronegócio, de modo a valorizá-las, ressaltando sua fundamental importância para o desenvolvimento sustentado do Brasil. A consequência dos nossos esforços deverá ser a liderança global brasileira na oferta, de forma competitiva, dos produtos agroindustriais.
Visão
Ser a efetiva entidade de suporte aos elos das cadeias produtivas do agronegócio.
Valores
Integração – Inovação – Progresso – Liderança – Protagonismo.
História
A apresentação oficial da ABAG ocorreu no dia 10 de março de 1993, no Congresso Nacional, em Brasília, pelo Presidente-fundador Ney Bittencourt de Araújo, um visionário e apaixonado pelo agronegócio brasileiro.
Ney Bittencourt destacou os quatro grandes problemas do país, nos quais o agronegócio poderia contribuir para solucionar:
- Organização do processo de desenvolvimento sustentado;
- Integração à economia internacional;
- Eliminação das profundas desigualdades de renda e dos bolsões de miséria;
- Respeito ao meio ambiente.
Em uma época conturbada da economia do país, o fundador da ABAG traça com privilegiada lucidez algumas perspectivas para a entidade.
No que tange a sua visibilidade, projeta maior exposição à medida que o reconhecimento das cadeias produtivas dissemina nos quatro cantos do país.
Vivamente, essa tendência é constatada e assistida ao longo dos anos.
A contribuição da ABAG, desde então, tem sido destacar junto ao governo, iniciativa privada, entidades de classes e universidades a importância do trabalho de gestão e gerenciamento de todo o sistema agroindustrial e a implantação de medidas que o fortaleçam.
Associadas
O ecossistema de associadas da ABAG vai muito além da tradicional atuação na cadeia produtiva. Cada vez mais, empresas de tecnologia, telecomunicações, inovação, infraestrutura, consultorias, serviços financeiros e jurídicos integram a entidade, identificando no Agro oportunidades estratégicas de colaboração, parceria e crescimento.. CLIQUE AQUI e confira quem são nossas associadas.
Diretoria
Presidente
- Ingo Plöger
Vice-presidecia
- Alfredo Miguel (John Deere)
- Deise DallaNora (Yara)
- Francila Calica (Bayer)
- Francisco Matturro (Rede ILPF)
- Luiz Carlos Corrêa Carvalho (Alto Alegre)
- Luiz Lourenço (Cocamar)
- Renato Buranello (VBSO)
Diretoria
- Alexandre Bernardes (CNH)
- Augusto Moraes (Corteva)
- Carlos Aguiar Neto (Santander)
- Diogo Dragone (Cargill)
- Fabiane Cunha Lazzareschi (Inpasa)
- Fabiana Salgueiro Perobelli (B3)
- Filipe Teixeira (Syngenta)
- Frederico Favacho (Santos Neto)
- Germano Vieira (Sonda)
- João Comerio (Innovatech)
- Jorge Florêncio Ribeiro Neto (Cooxupé)
- Marcelo Araujo Ribeiral (Agroceres)
- Mathias Schelp (Bosch)
- Monika Bergamaschi (ABAG-RP)
- Rodrigo Simonato (Tereos)
- Walmir Segatto (Credicitrus)
Equipe Executiva
- Gislaine Balbinot | Diretora Executiva
- Giuliano Alves | Diretor do Instituto de Estudos do Agronegócio (IEAg)
- Emilia Dualibi | Gerente Administrativa-financeira
- Luciana Sodero | Assistente Administrativa-financeira
- Mariana Araújo | Analista Administrativa
- Paulo Zappa | Gerente de Comunicação
Comitês
Os Comitês da ABAG são espaços de discussão de ideias e demandas relacionadas aos seus diferentes temas, com participação livre de seus membros e estruturas de ação ajustadas aos temas envolvidos, de acordo com as demandas geradas. A ABAG conta com 7 comitês temáticos: Assuntos Jurídicos; Agroenergia; Comunicação; Inovação; Insumos, Máquinas e Implementos Agrícolas; Sustentabilidade; e Relações Internacionais. SAIBA MAIS.