Estamos impactados por esse episódio excepcional e marcante da pandemia. Trataremos desse momento e das lições reservadas para o futuro. O agronegócio segue com produções recordes e resiliência assentada na ciência, com inovação e quebra de paradigmas. Fruto de um trabalho digno de aplausos ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e da ministra Tereza Cristina, nos últimos 18 meses, 85 novos mercados foram abertos no exterior. Resta ao setor empresarial a competência para ocupar esses novos espaços.
Como enfrentaremos e nos afetará esse mundo pós-pandêmico? As guerras comerciais e os rearranjos geopolíticos continuarão. Infelizmente, as instituições globais, ainda fragilizadas pela pandemia, enfrentam um danoso populismo travestido de crescente nacionalismo.
Para agravar, tem-se agora o ‘precaucionismo’, expressão cunhada por Pascal Lamy, como nova forma de protecionismo, só que bem mais articulada. O período pós-Covid já mostra os sinais de uma realidade que priorizará a saúde, a sanidade e a sustentabilidade. Isso abre ao Brasil e ao mundo portas oportunas de desenvolvimento moderno, com visão verde, de baixo carbono e socialmente justa e integrativa.
Frase antiga diz que não bastava a mulher de César se dizer séria, ela devia mostrar que era séria. Precisamos aprender essa lição. O mundo está cheio de dúvidas, e os holofotes das críticas voltam-se para nós, enquanto detentores da mais importante floresta tropical do mundo.
Desmatamentos, criminalidade e queimadas ilegais na Amazônia, a serem efetivamente atacados, demandam convergência entre os poderes e agentes do estado e do mercado. O governo possui todas as ferramentas para combater a ilegalidade, enquanto a transparência serve aos honestos. Manter sob sigilo dados importantes apenas beneficia os infratores. Eventos climáticos extremos e perda de diversidade são ruins para a sociedade e péssimos ao agronegócio.
Essa foi a discussão no 19º Congresso Brasileiro do Agronegócio (CBA).
CLIQUE AQUI e confira os anais do evento. Boa Leitura!
Confira abaixo o Congresso Brasileiro do Agronegócio 2019 na íntegra.
Comentários