Na terça-feira (5/11), enquanto o Senado Federal discutia o projeto do marco regulatório para o mercado de crédito de carbono no Brasil, a ABAG promovia o segundo dia do curso dedicado a profissionais de comunicação sobre o tema.

Cerca de 50 participantes, incluindo jornalistas, assessores, repórteres e influenciadores do agronegócio, tiveram a oportunidade de acompanhar o workshop realizado na sede da Fundação Getúlio Vargas (FGV), em São Paulo. A programação do curso teve as seguintes exposições:

– Conceitos Iniciais sobre Mercado de Carbono – Eduardo Bastos, diretor do Instituto de Estudo do Agronegócio (IEAg) e coordenador do comitê de sustentabilidade da ABAG;

– Agronegócio e Carbono – Carlos Eduardo Cerri, professor titular na ESALQ/USP e Diretor do CCARBON/USP;

– Legislação e Mercado de Carbono – Natália Renteria, advogada, doutora em Mercados de Carbono;

– Impactos para o Agronegócio e Perspectivas – Daniel Vargas, professor da Escola de Economia da FGV (SP) e da FGV Direito (RJ).

O encontro contou com a presença de Roberto Rodrigues, professor emérito da FGV, ex-ministro da Agricultura e ex-presidente da ABAG; Ingo Plöger e Gislaine Balbinot, respectivamente vice-presidente e diretora-executiva da ABAG.

O PL do Carbono, já aprovado na Câmara dos Deputados, propõe a criação do Sistema Brasileiro de Comércio de Emissões de Gases de Efeito Estufa (SBCE) e permite que empresas compensem as suas emissões de gases por meio da compra de créditos vinculados a iniciativas de preservação ambiental. A votação no Senado deve acontecer nos próximos dias.


O curso Mercado de Carbono promovido pela ABAG teve o apoio da
Agoro Carbon Alliance Brasil, Bayer, B3 e Tereos.