Perfil da Mulher do Agronegócio Brasileiro

Sumário Executivo
Fase 1 – 2016

Introdução
O Agronegócio brasileiro representa parte essencial da economia brasileira. Em 2015 foi responsável por 46% das exportações do país, e um saldo comercial de US$ 75 bilhões (MAPA, 2016). A produção de grãos foi de 207 milhões de toneladas na safra 2014/15, colocando o Brasil como uma potência na produção agrícola tropical.

A mulher sempre foi parte relevante da garantia pela segurança alimentar e nutricional das famílias, por participar historicamente do desenvolvimento da agricultura. No entanto, sua presença permaneceu discreta por muito tempo no setor.

Hoje a participação das mulheres de maneira ativa nas diferentes ocupações da sociedade integra uma realidade cada vez mais crescente. No agronegócio não é diferente. Em 2015, metade dos 243 formandos da tradicional Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” da Universidade de São Paulo foi do sexo feminino. Nos leilões, feiras e eventos do setor, elas já representam 20% do público, além de participarem em Comitês de Mulheres, recentemente criados nos Sindicatos e Federações de proprietários rurais. O extinto Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA) apontou a existência de 90 Comitês Territoriais de Mulheres com propostas para receber recursos do PROINF MULHER.

Por essa crescente participação, cabe analisar melhor o papel e as demandas das mulheres atuantes no agronegócio. A carência de dados atualizados foi um dos impulsores da pesquisa. O último Censo Agropecuário do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de 2006, mostrou que, naquele ano, a participação feminina era de aproximadamente 13% na direção dos trabalhos em estabelecimentos agrícolas de agricultura familiar. Na agricultura não familiar essa taxa gira em torno de 6%. Em compensação, quando se trata de trabalho não remunerado ou de autoconsumo, ambos na agropecuária, o percentual de mulheres é maior quando comparado aos homens, 30,7% no primeiro caso e 46,7% no segundo.

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