Em época de quarentena, o uso de novas tecnologias tem crescido ainda mais. Por isso, a partir de 9 de abril, será lançada virtualmente uma grande rede de fortalecimento e capacitação de mulheres que atuam no agronegócio em todo o Brasil: a União das Mulheres do Agro (UMA), que vai integrar mulheres de diversas funções ligadas ao agronegócio, antes e depois da porteira.
Por meio do site www.umaportodas.com.br, que entrará no ar nesta data, as mulheres terão acesso a palestras, cursos, conteúdos de capacitação, notícias e interação, proporcionando um espaço amplo para networking e desenvolvimento pessoal e profissional. O cadastro é gratuito e as mulheres já podem se inscrever, mesmo antes do lançamento, para receber as próximas novidades. O Instagram também já está ativo: @rede_umaportodas.
A iniciativa da UMA nasceu em Mineiros, no Estado de Goiás, pelas irmãs Cristiane Steinmetz e Adriane Steinmetz, com a mãe, Clélia Steinmetz. Juntas, elas se completam na administração da Fazenda Boa Vista, que produz soja e milho no município. Elas também mantêm o grupo virtual “Mulheres do Agro de Mineiros”, com a participação de mais de 200 mulheres que compartilham conhecimentos, troca da experiências e realizam eventos presenciais periodicamente.
Formada em Jornalismo, Adriane é coach especializada em agro e espera compartilhar seus conhecimentos através da UMA. “É um projeto pessoal nosso, que queremos estender para mulheres de todo o Brasil. Estamos trazendo uma proposta que, com certeza, vai possibilitar a inserção das mulheres nessa rede de prosperidade, empreendedorismo e muita união”, explica Adriane.
Já Cristiane é formada em Direito e, desde cedo, precisou lidar com funções importantes dentro da Fazenda, incluindo negociação com fornecedores, gestão e outras atividades administrativas e burocráticas. “Nós, mulheres do agro, queremos aprender, ensinar, agregar, atualizar e tornar o nosso agronegócio mais forte”, afirma.
Para fazer parte da UMA, não haverá custo de inscrição nem mensalidade. O próprio site irá gerar os recursos financeiros para bancar custos operacionais e de manutenção. Um primeiro lançamento presencial aconteceu no 4º Congresso Nacional das Mulheres do Agro, em outubro de 2019, em São Paulo, com a participação de mulheres e de empresas parceiras. Para 2020, Cristiane e Adriane planejavam fazer um novo lançamento presencial, mas precisaram rever os planos recentemente quando teve início o isolamento social para conter o avanço do coronavírus no Brasil.
O símbolo escolhido para a UMA é um girassol. “Escolhemos o girassol no sentido de sermos luz e energia umas para as outras”, explica Cristiane. Queremos fortalecer cada vez mais o setor agropecuário feminino para que ele seja reconhecido e respeitado com o devido merecimento”, completa Adriane.
Comentários