Ricardo Rosa, relações governamentais da ABAG, esteve presente ontem, 10 de novembro, no evento coordenado pelo Dep. Federal Arnaldo Jardim, que ocorreu na Câmara dos Deputados, o “FIAGRO – Investimento que Alimenta”. No evento, foi apresentado o panorama atual dos Fundos de Investimento nas Cadeias Produtivas do Agronegócio, mediante a junção de recursos de vários investidores para a aplicação em ativos do Agro.

Com a participação de técnicos de investimento do MAPA, Representantes do Setor, Juristas e Banco de Investimentos, discutiu-se os avanços trazidos pela Lei 14.130/21 e 14.421/22, que instituiu e ampliou os Fundos de Investimentos junto ao mercado de capitais para fomento direto do produtor rural.

Foram apresentadas também o impacto positivo da criação dos fundos de investimento (FIAGROs), hoje listados na B3 mais de 23 fundos, e seu impacto em toda a cadeia produtiva, tais como profissionalização do campo, crescimento sustentável, tecnologia de produção, garantia ao produtor e ao investidor, mediante a profissionalização e governança empresarial no campo, bem como o foco futuro da ampliação dos modelos simplificados de créditos trazidos pelas Fintechs.