ABAG elege diretoria para o biênio 2026-2027
28/10/25

A partir de janeiro de 2026, a Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG) inicia um novo ciclo de gestão. Após quatro anos sob a presidência de Luiz Carlos Corrêa Carvalho (Caio) – que também dirigiu a entidade entre 2012 e 2018 -, a liderança passa para o empresário Ingo Plöger.
Engenheiro, com pós-graduação em Ciências Econômicas e Ergonomia, Ingo é presidente do IPDES Desenvolvimento Empresarial e Institucional, integra conselhos de administração de diversas empresas e organizações nacionais e internacionais, e atua na ABAG desde 2006, tendo exercido a vice-presidência nos últimos quatro anos.
A nova diretoria, eleita em assembleia, assume uma entidade com mais de 80 associadas que atuam em todos os elos da cadeia produtiva, do campo à indústria, distribuição e serviços.
O novo presidente, Ingo Plöger, ressaltou que dará continuidade às ações desenvolvidas nos últimos anos, buscando consolidar ainda mais a atuação da associação, especialmente em dois pilares estratégicos para o agronegócio: biocompetitividade e alianças.
“Queremos um Agro cada vez mais competitivo, produtivo, sustentável, inovador e socialmente responsável, capaz de oferecer respostas consistentes aos desafios do Brasil e do mundo em um momento decisivo”, comentou Ingo.
Diretoria Executiva e Conselho Estratégico
Gislaine Balbinot segue como diretora-executiva, Paulo Zappa como gerente de Comunicação, enquanto Giuliano Alves, gerente de Projetos e Sustentabilidade, assume a diretoria técnica do Instituto de Estudo do Agronegócio (IEAg).
A nova direção da ABAG trabalha ainda na estruturação de um Conselho Estratégico de Alto Nível, que será presidido por Caio Carvalho e reunirá destacados líderes do agronegócio, diplomatas, técnicos e acadêmicos para contribuir com a orientação estratégica e o fortalecimento institucional da associação.
ABAG – GESTÃO 2026-2027
Presidência
Ingo Plöger
Vice-presidência
Alfredo Miguel (John Deere)
Caio Carvalho (Alto Alegre)
Deise DallaNora (Yara)
Francila Calica (Bayer)
Francisco Matturro (Rede ILPF)
Luiz Lourenço (Cocamar)
Renato Buranello (VBSO)
Diretoria
Alexandre Bernardes (CNH)
Augusto Moraes (Corteva)
Diogo Dragone (Cargill)
Fabiana Salgueiro Perobelli (B3)
Filipe Teixeira (Syngenta)
Frederico Favacho (Santos Neto)
Germano Vieira (Sonda)
João Comerio (Innovatech)
Jorge Florêncio Ribeiro Neto (Cooxupé)
Marcelo Ribeiral (Agroceres)
Mathias Schelp (Bosch)
Monika Bergamaschi (ABAG-RP)
Rodrigo Simonato (Tereos)
Valmir Segatto (Credicitrus)